Tema Marítimo Mundial para 2021 – “Marinheiros: no centro do futuro do shipping”

Voltar para página: Notícias

Tema Marítimo Mundial para 2021 – “Marinheiros: no centro do futuro do shipping”

“Marinheiros: no centro do futuro do transporte marítimo” foi selecionado como o tema marítimo mundial para 2021, refletindo uma necessidade clara de aumentar a conscientização sobre o papel vital dos marinheiros no comércio mundial e aumentar sua visibilidade.

O foco nos marinheiros surge quando a pandemia COVID-19 impõe demandas extraordinárias e sem precedentes aos marinheiros. Centenas de milhares enfrentaram e ainda enfrentam tempos prolongados no mar, passando meses no mar sem ver suas famílias e entes queridos. A crise da mudança de tripulação em 2020 destacou a contribuição excepcional dos marinheiros como trabalhadores essenciais e na linha de frente da entrega do comércio mundial durante uma pandemia e em tempos normais.

O Conselho da IMO, reunido para sua trigésima segunda sessão extraordinária realizada por correspondência, endossou o tema na sequência de uma proposta do Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim.

O tema proporcionará flexibilidade ao Secretariado, aos Estados Membros e às ONGs com status consultivo para se concentrar nos marinheiros como as pessoas no centro do transporte marítimo, ao mesmo tempo que permite que as atividades se aprofundem em tópicos específicos relevantes para o papel do marinheiros na segurança marítima segurança, proteção ambiental e bem-estar dos marinheiros; e o futuro da navegação marítima em um cenário de maior digitalização e automação.

O Sr. Lim disse que a pandemia COVID-19 ilustrou, mais do que nunca, que é extremamente importante garantir o funcionamento das cadeias logísticas globais e a facilitação da operação segura e eficiente do transporte marítimo. “Durante esses tempos difíceis, a comunidade internacional viu como a capacidade dos serviços logísticos e marinheiros de entregar bens vitais, incluindo suprimentos médicos e alimentos, foi fundamental para responder e, eventualmente, superar esta pandemia. Isso não poderia acontecer sem o profissionalismo e a dedicação dos marinheiros de todo o mundo ”, disse Lim.

Os marinheiros sempre estiveram no centro de tudo o que a IMO faz. A IMO abordou o treinamento de marinheiros, colocou o elemento humano no centro do desenvolvimento de novos regulamentos ou emendas e reconheceu a contribuição dos marinheiros para o transporte marítimo e o comércio mundial por meio da campanha anual do Dia do Marinheiro. Em 2020, a décima iteração da campanha do Dia do Marinheiro teve como tema “Marinheiros são trabalhadores-chave”.

O tema Marítimo Mundial para 2021 também se vincula aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) – particularmente o SGD 4 sobre educação e treinamento; SGD 8 relacionado ao trabalho decente; SGD 9 sobre inovação e indústria, que se vincula à promoção de um setor marítimo resiliente; e o SGD 5 sobre igualdade de gênero, vinculado aos esforços para promover a navegação marítima como uma carreira para todos, incluindo as mulheres, em particular. Além disso, o tema pode ser visto como uma extensão do tema para 2020, nomeadamente “Navegação Sustentável para um Planeta Sustentável”, uma vez que os marinheiros também estão no centro desse tema. (Fonte: IMO)

Partilhe este artigo

Voltar para página: Notícias