Dia Marítimo Mundial

Voltar para página: Notícias

Dia Marítimo Mundial

O Dia Mundial do Mar deste ano será focado no tema ‘Transporte Sustentável para um Planeta Sustentável’

A Organização Marítima Internacional (IMO) e a comunidade marítima global estão comemorando o Dia Mundial do Mar de 2020, que este ano é focado no tema ‘Transporte Sustentável para um Planeta Sustentável’.

“No mundo pós-Covid, muito foco será direcionado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados por todos os Estados Membros da ONU em 2015”, disse Kitack Lim, Secretário-Geral da IMO. “Essas metas são tão relevantes como sempre, e o transporte marítimo é essencial para o desenvolvimento sustentável. A Agenda 2030 só será realizada com um setor de transporte sustentável apoiando o comércio mundial e facilitando a economia global. ”

O papel do transporte marítimo sustentável foi destacado durante um evento online organizado pela IMO às 10h30 BST em 24 de setembro. Um evento separado será realizado às 14h30 BST pelo Pacto Global das Nações Unidas, IMO e Organização Internacional do Trabalho, em colaboração com a Câmara Internacional de Navegação e a Federação Internacional de Trabalhadores em Transporte. O evento reunirá chefes de agências da ONU, governos e armadores e representantes de marinheiros para discutir os 800.000 marinheiros que ficaram presos em navios ou incapazes de retornar aos navios durante a pandemia de Covid-19.

“Continuo muito preocupado com a crescente crise humanitária e de segurança que enfrenta centenas de milhares desses trabalhadores indispensáveis”, disse o Secretário-Geral da ONU, António Guterres. “Renovo meu apelo aos governos para que tratem de sua situação, designando formalmente os marítimos e outro pessoal marítimo como ‘trabalhadores-chave’, garantindo mudanças seguras de tripulação e implementando os protocolos desenvolvidos pelas agências das Nações Unidas, bem como pela Câmara Internacional de Navegação Federação dos Trabalhadores em Transporte, permitindo que marítimos retidos sejam repatriados e outros embarquem. “[Por: IMO]

Partilhe este artigo

Voltar para página: Notícias