Forum International de Transporte revela impacto sem precedentes da Covid-19 nos volumes de carga

Voltar para página: Notícias

Forum International de Transporte revela impacto sem precedentes da Covid-19 nos volumes de carga

Redução drástica no frete aéreo e marítimo é observada nos Estados Unidos e na EU

A pandemia Covid-19 teve um grande impacto no comércio aéreo e marítimo, de acordo com dados preliminares ajustados sazonalmente. O volume de frete aéreo (medido em toneladas de mercadorias transportadas), que é um dos principais indicadores de crescimento econômico, diminuiu 53% na UE-27 e 3% nos Estados Unidos em abril de 2020, em em comparação com junho de 2008. As exportações por via aérea, em particular, diminuíram drasticamente à medida que a crise da saúde se instalou na Europa e nos Estados Unidos.
O impacto da Covid-19 no transporte marítimo provavelmente se tornará visível no terceiro trimestre de 2020. Na UE, os volumes de frete marítimo permaneceram estáveis ​​e acima dos níveis pré-crise de 2008 desde meados de 2008. De 2014 a março de 2020. Nos Estados Unidos, eles pararam em grande parte abaixo dos níveis de crise anteriores a 2008, com 2018 sendo a exceção. No entanto, entre abril e junho de 2020, o volume de mercadorias transportadas por mar diminuiu 4% na UE-27 e quase três vezes (11%) nos Estados Unidos, em comparação com junho de 2008.

As exportações para os países do BRICS e a Ásia têm sido a força motriz do crescimento europeu e norte-americano desde a crise de 2008. Em maio de 2020, as exportações marítimas da UE-27 para os BRICS foram 79% maiores do que seus picos anteriores. crise de 2008 e a Ásia foram 90% maiores. As exportações marítimas dos EUA para o BRICS quase dobraram. Em contraste, as exportações aéreas da UE-27 e dos Estados Unidos para a Ásia diminuíram à medida que a Covid-19 se espalhou pelo mundo.

Dados sobre o valor do comércio ferroviário dos Estados Unidos com o México mostram um crescimento até junho de 2020. Da mesma forma, o comércio da UE-27 com os países vizinhos quase não foi afetado pela Covid-19 até maio de 2020 No segundo semestre de 2020, o custo da Covid-19 para transporte de superfície será mostrado mais claramente.

O Relatório Estatístico do Fórum Internacional de Transporte sobre comércio e transporte mundial apresenta as últimas tendências no transporte de mercadorias globalmente com base no Banco de Dados Mundial de Comércio e Transporte e nas Estatísticas Trimestrais de Transporte do Fórum Internacional de Transporte. Esses dados são coletados pela Secretaria por meio de um questionário e de fontes externas como o Eurostat, o Censo dos Estados Unidos e a Alfândega Japonesa. O Secretariado do Fórum Internacional de Transporte ajusta os dados nacionais sazonalmente para fins analíticos.

Fonte: Mundomaritimo

Partilhe este artigo

Voltar para página: Notícias