Como está ocorrendo a adaptação da indústria marítima às mudanças climáticas?

Voltar para página: Notícias

Como está ocorrendo a adaptação da indústria marítima às mudanças climáticas?

O ciclo de sucesso de webinars “Covid-19 e a indústria marítima” está a preparar-se para o seu quarto dia a acontecer em 22 de outubro às 17:00 CLT (GMT -3). Desta vez, o call tem como tema “Indústria Marítima: Adaptação e Mitigação às Alterações Climáticas”, uma análise de vital importância num contexto global onde o sector continua a procurar (contra o tempo) soluções concretas para reduzir a sua pegada de gases de efeito estufa, aspecto em que é responsável por mais de 1 bilhão de toneladas de CO2e, ou seja, 3% das emissões globais.

Este tema tem sido o protagonista do debate dentro da indústria marítima nos últimos anos. Iniciativas de organizações como a IMO para tentar reduzir as emissões em 50% até 2050, juntamente com projectos multissetoriais que buscam passar da medição à acção, como os Princípios de Poseidon, a colisão Getting to Zero ou os programas Carbon Neutral promovidos por companhias marítimas e operadores portuários globais são acções dignas de nota. No entanto, há a questão permanente de se esses esforços são suficientes.

 

Soma-se a esses factores a acção inesperada da pandemia Covid-19, a pior da nossa história recente, que bem poderia ser vista como uma oportunidade para o sector acelerar seu avanço rumo à descarbonização.

 

Na reunião, os principais especialistas e representantes da indústria farão um webinar que abordará essas questões de vários ângulos. Entre eles, Monserrat Madariaga, advogado da PUCV, pesquisador especialista em Mudanças Climáticas, LLM em Direito Ambiental na University College London e doutorando pela mesma universidade; Francisco Ulloa, diretor da Maersk para a Costa Oeste da América do Sul; Osvaldo Urrutia, diretor do Centro de Direito do Mar da PUCV.; Advogado, PUCV, Chile; LL.M. da University College London, Reino Unido; candidato ao Doutorado em Direito pela Universidade de Wellington, Nova Zelândia e Gordon Wilmsmeier, Cátedra Kühne Professorial em Logística da Universidad de los Andes (Colômbia) e professor da Kühne Logistics University, ex-membro do Cepal e membro do PortEconomics.

 

Como de costume ao final das apresentações, que serão moderadas por Claudio Barroilhet, advogado da PUCV – LL.M. Shipping Law Tulane Law School, uma curta sessão de perguntas e respostas de interesse comum será realizada para os participantes.

 

O ciclo “Covid-19 e a indústria marítima”, realizado com o propósito de comemorar os 18 anos de existência da MundoMarítimo e ajudar a dissipar a incerteza que o surgimento da pandemia Covid-19 tem causado no nosso setor, é evento patrocinado pela Durán & Cía. Advogados e patrocínio do IIDM – Instituto Ibero-Americano de Direito Marítimo e do Centro de Direito do Mar – PUCV.

 

Vale ressaltar que o seminário terá extensão de 90 minutos e será transmitido online, por meio do Zoom Seminars. Os interessados ​​podem se inscrever

 

Por MundoMarítimo

Partilhe este artigo

Voltar para página: Notícias